5 estratégias infalíveis para aumentar a produtividade da sua equipe

aumentar a produtividade da equipe

Muito se fala na necessidade de aumentar receita sem crescer os custos da sua operação. Essa não é uma tarefa tão simples, e um bom caminho para chegar lá é aumentar a produtividade da sua equipe. Afinal, isso implica que cada colaborador pode entregar mais resultados do que vem entregando.

Se esse é o segredo, é necessário saber como fazer isso de uma forma rápida e assertiva e sem prejudicar o ambiente e a cultura da empresa. Quer aprender? No artigo de hoje vamos ensinar para você as melhores estratégias para aumentar a produtividade da sua equipe. Boa leitura!

 

Preze por alinhamento e comunicação clara

Um dos grandes inimigos da produtividade é a falta de alinhamento. Equipes que não se comunicam bem tendem a apresentar altos níveis de estresse, bem como uma grande necessidade de executar retrabalho, pois não há um bom entendimento das tarefas a serem cumpridas, o que faz com que a taxa de erro seja alta.

Muitas vezes esse problema é reflexo da liderança que não é capaz de delegar e direcionar claramente. Assim, estimulando a comunicação transparente e clara entre a equipe e também os diversos setores da empresa, você não terá somente colaboradores mais felizes e um clima organizacional positivo, mas também um ganho de produtividade.

 

Invista em tecnologia para gestão de tarefas

Hoje em dia não faz mais sentido gerir um time sem auxílio da tecnologia. São inúmeras as possibilidades que ela nos traz, seja para comunicação em tempo real com pessoas em locais distintos, seja para armazenamento de arquivos compartilhados em nuvem ou até mesmo para organização das tarefas através de uma plataforma que oferece visibilidade e direcionamento.

Hoje existem inúmeros softwares que fazem essa gestão em tempo real, como o Mega Monitor. Você pode cadastrar as tarefas, estabelecer responsáveis e prazos e ainda gerar relatórios de desempenho, que vão indicar quem são os destaques da sua equipe e quem precisa de feedbacks e acompanhamento para melhorar. O uso de uma tecnologia assim com certeza vai aumentar a produtividade da sua equipe.

 

Mantenha a motivação da equipe em alta

Funcionários felizes são em média 31% mais produtivos, conforme indica essa pesquisa da Universidade da Califórnia. Quando estão satisfeitos e motivados, os colaboradores rendem mais e têm um desempenho superior, o que consequentemente reflete na produtividade dos mesmos. 

Portanto, não meça esforços para manter o seu time motivado e feliz. Pague salários adequados, seja flexível ao negociar questões que podem ser negociadas, como folga e banco de horas, ofereça bons benefícios e faça eles se sentirem parte de algo maior e mais importante.

 

Seja organizado ao delegar tarefas e distribuir metas

Uma equipe é o reflexo do seu líder. Fazendo uma boa analogia, se você não sabe qual o seu caminho, alcançar a linha de chegada é impossível ou pelo menos muito mais difícil. Portanto, organização é uma característica fundamental para aumentar a produtividade de qualquer equipe. 

Estabeleça reuniões semanais de alinhamento com horário fixo, centralize as tarefas do time em um software de gestão compartilhada e tenha as metas e objetivos visíveis e compartilhados com todos. Existem diversas outras ações que você pode realizar para organizar as entregas e o trabalho de uma equipe, mas é fundamental que você siga pelo menos essas. 

 

Automatize o que for possível para aumentar a produtividade

A inteligência artificial está mudando o mundo corporativo. É necessário que saibamos que a primeira grande transformação que ela causou é na automatização de tarefas repetitivas. Não faz sentido que humanos fiquem executando trabalhos que podem ser feitos por robôs, enquanto poderiam estar preocupados com questões mais estratégicas.

Hoje existem inúmeros softwares que automatizam esse tipo de afazeres, seja emissão de boletos, disparo de mensagens, ligações e várias outras possibilidades que você talvez nem imagine. Identifique os trabalhos repetitivos e busque programas que podem resolvê-los, liberando assim tempo das pessoas para focar no que realmente importa, a estratégia do negócio.

Aumentar a produtividade da sua equipe é super possível, desde que você esteja disposto a dar o exemplo e implementar essas estratégias que podem melhorar o desempenho dos seus colaboradores e construir um time invencível.

Gostou deste artigo? Se inscreva em nosso canal do YouTube e tenha acesso a diversos outros conteúdos sobre gestão, motivação de equipe e estratégias de negócios. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você quer estratégias para aumentar seu faturamento?

Disponibilizamos uma consultoria gratuita para você. Clique abaixo e um de nossos especialistas vai conversar com você sobre os objetivos do seu negócio e sugerir estratégias para dobrar as suas vendas.

Quem é Dra. Tânia Zambon?

Dra. Tânia é empresária, estrategista de negócios e autora de dez livros. Fundadora do ITZ, empresa que nasceu em 2011, ela tem centenas de resultados documentados de aumento de faturamento para clientes. Em 2018, através dos seus treinamentos, ajudou seus alunos a conquistarem juntos, a marca de 1,2 bilhões de reais no aumento de faturamento. Ela ajuda tanto grandes empresas como Globo, Unimed, OralSin, quanto pequenas e médias.

Clientes e resultados

Você quer estratégias para aumentar seu faturamento?

Disponibilizamos uma consultoria gratuita para você. Clique abaixo e um de nossos especialistas vai conversar com você sobre os objetivos do seu negócio e sugerir estratégias para dobrar as suas vendas.

Quero fazer uma reunião estratégica com os especialistas da Tânia para aumentar meu faturamento

Insira os seus dados abaixo para falar com nossa equipe.