Como ser um bom líder? Aprenda com 4 dicas práticas

como ser um bom líder

Uma das principais características de um empresário de sucesso é ser um bom líder. Afinal, como dono de empresa inevitavelmente você precisará liderar pessoas, pois não terá como fazer tudo sozinho e precisará contar com o apoio de uma equipe engajada e motivada. 

Algumas pessoas acreditam que basta nascer com o dom ou ser carismático para ser um bom líder, mas a verdade é que preciso muito mais do que isso para não se tornar aquela pessoa com quem ninguém gosta de trabalhar. Em um cenário em que pesquisas indicam que hoje uma das principais causas da perda de bons colaboradores são gestores incompetentes, é necessário se esforçar para se tornar uma liderança melhor. 

Se você se interessa pelo assunto e quer aprender 4 dicas infalíveis para ser um bom líder, continue acompanhando o texto. Boa leitura!

 

Seja empático

Empatia é uma característica fundamental para qualquer pessoa e mais ainda para um líder. Afinal, é seu papel garantir que todos se sintam bem, acolhidos e iguais perante à sua liderança. 

Além disso, cada vez mais entendemos que não existe uma separação tão rígida entre trabalho e vida pessoal e que é necessário que o ambiente profissional também proporcione qualidade de vida aos colaboradores. Portanto, se você quer ser um bom líder procure conhecer bem a sua equipe e ser empático com ela, sabendo se colocar no lugar de cada um.

 

Confie na sua equipe 

É praticamente impossível, em qualquer âmbito da vida, criar uma relação saudável sem confiança. Com o seu time também precisa ser assim. Para ser um bom líder é fundamental confiar o suficiente nos seus liderados, pois só assim você será capaz de delegar e de desenvolvê-los, criando possibilidades para que eles possam evoluir.

Além disso, é muito importante que essa relação de confiança seja uma via de mão dupla. Portanto, mostre-se disponível, seja empático e crie um ambiente favorável para que os colaboradores possam ser eles mesmos, dar ideias, inovar sem medo de errar e até mesmo expressar suas angústias sem retaliações, sabendo que o ambiente é seguro e todos estão em busca de um mesmo objetivo.

 

Tenha humildade

A humildade é outra característica fundamental de um bom líder. Ninguém gosta de conviver com pessoas soberbas e arrogantes e no ambiente de trabalho ser assim pode causar ainda danos e queda de rendimento. 

Você precisa saber admitir quando erra, estar aberto para aprender com o seu time, saber ouvir e continuar estudando sempre para se manter atualizado. Tudo isso só é possível se você for humilde. Portanto, não deixe a sua posição ou as suas conquistas subirem à cabeça.

 

Desenvolva suas habilidades de comunicação

Um dos grandes problemas das empresas hoje é a comunicação. Seja entre líder e liderados, entre setores ou até mesmo entre lideranças distintas. Não deixe que esse seja um problema na sua empresa também. 

Procure treinamentos que possam melhorar as suas habilidades de comunicação, como a PNL e leia livros sobre o assunto. Uma excelente recomendação é Comunicação Não Violenta de Marshall Bertram. Se você aprender a se comunicar de forma eficaz vai levar a sua equipe, a sua empresa e a sua carreira para outro nível. 

Além de trabalhar em todos esses aspectos, lembre-se que para ser um bom líder é necessário dar exemplo. Não adianta só falar, orientar e cobrar dos seus liderados se no dia-a-dia você não mostra a postura que exige dos demais. 

Gostou dessas dicas para ser um bom líder? Vai aplicá-las na sua rotina? Então compartilhe este texto em suas redes sociais, com amigos ou até mesmo com outras lideranças da empresa e ajude a disseminar a cultura de uma boa liderança. 

Se você quer saber ainda mais sobre o assunto, busque o livro Liderança de Alta Performance de Tânia Zambon e aprenda outras dicas incríveis. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você quer estratégias para aumentar seu faturamento?

Disponibilizamos uma consultoria gratuita para você. Clique abaixo e um de nossos especialistas vai conversar com você sobre os objetivos do seu negócio e sugerir estratégias para dobrar as suas vendas.

Quem é Dra. Tânia Zambon?

Dra. Tânia é empresária, estrategista de negócios e autora de dez livros. Fundadora do ITZ, empresa que nasceu em 2011, ela tem centenas de resultados documentados de aumento de faturamento para clientes. Em 2018, através dos seus treinamentos, ajudou seus alunos a conquistarem juntos, a marca de 1,2 bilhões de reais no aumento de faturamento. Ela ajuda tanto grandes empresas como Globo, Unimed, OralSin, quanto pequenas e médias.

Clientes e resultados

Você quer estratégias para aumentar seu faturamento?

Disponibilizamos uma consultoria gratuita para você. Clique abaixo e um de nossos especialistas vai conversar com você sobre os objetivos do seu negócio e sugerir estratégias para dobrar as suas vendas.

Quero fazer uma reunião estratégica com os especialistas da Tânia para aumentar meu faturamento

Insira os seus dados abaixo para falar com nossa equipe.