Programação neurolinguística: o que é PNL e como aplicar na sua vida

programação neurolinguística

Você já conhece a programação neurolinguística? Ainda que você acredite que não, é possível que pelo menos já tenha ouvido falar dela. Popularmente conhecida como PNL, é um método (ou técnica, como você preferir) de desenvolvimento pessoal que está ligado ao estudo do comportamento e do cérebro humano e tem como objetivo principal trabalhar, dentre outros aspectos, o autoconhecimento, a comunicação, a inteligência emocional e a relação com outras pessoas e o mundo que nos cerca.

Se você tem interesse em saber mais sobre programação neurolinguística, conhecer os seus benefícios e entender como ela pode te tornar uma pessoa e um profissional melhor, continue acompanhando este texto. Boa leitura! 

 

Onde e como surgiu a Programação Neurolinguística?

O método surgiu nos Estados Unidos da América, na década de 1970. Ele foi criado por estudiosos de campos de conhecimento bem distintos, o que prova desde o início que a PNL é muito ampla e serve a diversos propósitos. 

O linguista John Grinder e o matemático Richard Bandler se uniram para estudar pessoas bem sucedidas. Eles analisaram a mente e o  comportamento de pessoas que tinham sucesso nas mais variadas áreas e traçaram similaridades entre elas, buscando entender o “segredo do sucesso” através das nossas atitudes, da nossa linguagem e dos nossos padrões neurológicos.

Através da pesquisa, foi possível concluir que os seres humanos são resultado da conexão entre 3 elementos: padrões de comportamento (passíveis de modificação), linguagem (verbal e não verbal), sistema neurológico (responsável pelas nossas reações conscientes e inconscientes).

É a relação entre esses elementos externos (comportamentos e linguagem) e internos (crenças e modelos mentais) que nos forma enquanto ser humanos. Não existem verdades absolutas, existem formas diferentes de ver e entender o mundo. 

 

Benefícios da PNL na vida:

Talvez você tenha achado tudo isso incrível, mas ainda esteja se perguntando como pode aplicar a programação neurolinguística na sua vida e extrair os benefícios desse método extraordinário. Nós vamos te explicar a seguir. 

 

  • Modifica crenças negativas: a PNL entende que os padrões de comportamento são possíveis de modificar, ainda que estejam profundamente instaurados devido a situações traumáticas. Portanto, com técnicas de programação neurolinguística você pode se livrar de crenças negativas que bloqueiam o seu desenvolvimento e atrasam a sua vida. 
  • Melhora sua comunicação com as pessoas: você vai aprender a entender melhor o mapa da mental dos outros e isso ajuda na comunicação. É mais fácil ter uma troca positiva quando você entende os anseios, dúvidas e preocupações da pessoa com a qual está falando. Além disso, com a PNL você aprende a identificar e corrigir padrões de linguagem negativos e limitantes. Essa é uma habilidade essencial para os vendedores e é também por isso que a PNL é muito útil para quem trabalha com comercial.
  • Aumenta a autoestima e autoconfiança: a programação neurolinguística possui diversas técnicas que podem ajudar neste aspecto. Elas vão trabalhar não só na correção das crenças limitantes que fazem você se sentir inferior, mas também na utilização de afirmações positivas, aumentando a sua autoestima e aprendendo a trabalhar na visualização dos resultados desejados, criando um futuro possível. 

 

Programação neuroevolutiva transformacional: a evolução da PNL

Hoje entende-se que a Programação Neuroevolutiva Transformacional (PNT), metodologia criada por Tânia Zambon e que aprofunda a PNL com conhecimentos de neurociências, é a evolução da Programação neurolinguística. 

Ela faz você perceber que a frase “se alguém faz, você também pode” é verdadeira e através disso ela traz a possibilidade da cura e da libertação para quem está preso em um passado de traumas e inseguranças.

Na PNT você conhece todas as ferramentas para descobrir que realidade acessa, bem como a possibilidade de criar uma nova história com resultados almejados. Para isso, a metodologia conta com um escopo de atividades, técnicas e dinâmicas que o auxiliarão a desenvolver habilidades, competências, recursos e estratégias para fazer o seu planejamento pessoal e profissional e se transformar na pessoa que você sempre quis ser. 

Se você gostou de saber mais sobre programação neurolinguística e PNT, fique ligado em nosso canal do YouTube e em nosso Instagram para saber mais sobre o assunto. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você quer estratégias para aumentar seu faturamento?

Disponibilizamos uma consultoria gratuita para você. Clique abaixo e um de nossos especialistas vai conversar com você sobre os objetivos do seu negócio e sugerir estratégias para dobrar as suas vendas.

Quem é Dra. Tânia Zambon?

Dra. Tânia é empresária, estrategista de negócios e autora de dez livros. Fundadora do ITZ, empresa que nasceu em 2011, ela tem centenas de resultados documentados de aumento de faturamento para clientes. Em 2018, através dos seus treinamentos, ajudou seus alunos a conquistarem juntos, a marca de 1,2 bilhões de reais no aumento de faturamento. Ela ajuda tanto grandes empresas como Globo, Unimed, OralSin, quanto pequenas e médias.

Clientes e resultados

Você quer estratégias para aumentar seu faturamento?

Disponibilizamos uma consultoria gratuita para você. Clique abaixo e um de nossos especialistas vai conversar com você sobre os objetivos do seu negócio e sugerir estratégias para dobrar as suas vendas.

Quero fazer uma reunião estratégica com os especialistas da Tânia para aumentar meu faturamento

Insira os seus dados abaixo para falar com nossa equipe.