Relacionamento com o cliente: 7 dicas para fazer da maneira correta

relacionamento com o cliente

No mundo dos negócios, o relacionamento com o cliente é uma peça fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Cultivar conexões sólidas e positivas com os clientes não apenas aumenta a fidelidade e a recompra, mas também impulsiona o crescimento e a reputação da marca. 

Porém, em um mundo onde está na moda falar em customer centric, este discurso não pode ser da boca para a fora. É necessário realmente se esforçar e criar uma cultura empresarial que valorize a experiência de quem escolhe comprar com você. Neste artigo, vamos explorar 7 dicas essenciais para estabelecer e manter um relacionamento eficaz com o cliente.

1. Entenda as necessidades do cliente

O primeiro passo para construir um relacionamento sólido com o cliente é entender suas necessidades. Isso significa ouvir atentamente e fazer as perguntas certas para descobrir o que realmente importa para eles. Muitas empresas pecam ao simplesmente imaginar e criar suposições, sem estar realmente dispostas a ouvir.
Tenha em mente que quanto melhor você compreender as necessidades e desejos do seu cliente, mais bem-sucedido será em atendê-los de forma eficaz. No fim, este é o objetivo. 

2. Comunique-se de forma clara e transparente

A comunicação é a chave para qualquer relação saudável e isso também se aplica ao relacionamento com o cliente. Portanto, certifique-se de comunicar-se de forma clara e transparente em todas as interações, ainda que em algumas situações você não possa abrir todas as informações.
Seja honesto sobre produtos, serviços e políticas da empresa, e esteja sempre disponível para responder às perguntas e preocupações dos clientes. Atenda como você gostaria de ser atendido. 

3. Personalize a experiência do cliente

Os clientes valorizam a personalização e a atenção individualizada. Busque maneiras de personalizar a experiência do cliente sempre que possível. Isso inclui o básico, como uso de seu nome em comunicações. Para atingir outro nível, ofereça recomendações com base em suas preferências passadas e forneça ofertas exclusivas adaptadas às suas necessidades específicas.
No universo do CX também se fala muito no momento UAU, que nada mais é do que levar o relacionamento com o cliente para o maior nível. É fornecer uma experiência totalmente inesperada e ir além de qualquer expectativa. Fazer o básico é obrigação, se você quer entregar mais do que o concorrente precisa ir além!

4. Esteja disponível em todos os canais

Com a proliferação de canais de comunicação, é importante estar presente onde seus clientes estão. Esteja disponível em uma variedade de canais, incluindo telefone, e-mail, mídias sociais e chat ao vivo. E lembre-se de analisar o perfil do seu público.
Muitas empresas estão deixando o atendimento telefônico de lado, mas se a sua empresa não for de um ramo tecnológico e seu público jovem e conectado, o telefone pode ser essencial. Além disso, certifique-se de responder prontamente às consultas dos clientes em todos os canais para mostrar que você valoriza o tempo e a comunicação deles.

5. Resolva problemas de forma proativa

Nem sempre as coisas correm conforme o planejado, e os clientes podem encontrar problemas ou insatisfações ao longo do caminho. No entanto, a maneira como você lida com essas situações pode fazer toda a diferença no relacionamento com o cliente.
Além de fazer o possível para que os clientes não encontrem problemas na jornada, você precisa ser alguém com quem eles possam contar quando estes momentos ruins surgirem. Portanto, esteja preparado para resolver problemas de forma proativa, oferecendo soluções rápidas e eficazes sempre que surgirem desafios.

6. Solicite feedback e demonstre apreço

Não subestime o poder do feedback do cliente. Peça regularmente a opinião deles sobre a experiência que tiveram e use essas informações para melhorar seus produtos e serviços.
Faça pesquisas como NPS e CSat e além disso, não se esqueça de demonstrar apreço por seus clientes, especialmente aqueles que engajarem com suas iniciativas. Um simples “obrigado” ou até mesmo descontos e brindes para eles pode ir longe para mostrar que você valoriza e reconhece essa relação.

7. Crie uma relação humana

A tecnologia é importante e pode auxiliar muito no relacionamento com o cliente, especialmente dando velocidade e escalabilidade ao processo. Porém, é fundamental usá-la com moderação. Um bot de inteligência artificial não pode ser a única opção para alguém resolver um problema, até mesmo porque muitas vezes, por melhor que ele seja estruturado, ele não conseguirá ajudar. 

Resolva o que for possível via central de ajuda e bots de autoatendimento, mas tenha sempre uma pessoa para atender o seu cliente que estiver precisando de atenção. 

Em conclusão, construir e manter um bom relacionamento com o cliente é essencial para o sucesso a longo prazo de qualquer empresa. Ao seguir estas 7 dicas, você estará no caminho certo para cultivar conexões duradouras e mutuamente benéficas com as pessoas mais importantes para o seu negócio.

Se você quer outras dicas de relacionamento com o cliente e estratégias de negócios nos acompanhe nas redes sociais. Tem muito conteúdo rico em nosso Instagram e LinkedIn.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você quer estratégias para aumentar seu faturamento?

Disponibilizamos uma consultoria gratuita para você. Clique abaixo e um de nossos especialistas vai conversar com você sobre os objetivos do seu negócio e sugerir estratégias para dobrar as suas vendas.

Quem é Dra. Tânia Zambon?

Dra. Tânia é empresária, estrategista de negócios e autora de dez livros. Fundadora do ITZ, empresa que nasceu em 2011, ela tem centenas de resultados documentados de aumento de faturamento para clientes. Em 2018, através dos seus treinamentos, ajudou seus alunos a conquistarem juntos, a marca de 1,2 bilhões de reais no aumento de faturamento. Ela ajuda tanto grandes empresas como Globo, Unimed, OralSin, quanto pequenas e médias.

Clientes e resultados

Você quer estratégias para aumentar seu faturamento?

Disponibilizamos uma consultoria gratuita para você. Clique abaixo e um de nossos especialistas vai conversar com você sobre os objetivos do seu negócio e sugerir estratégias para dobrar as suas vendas.

Quero fazer uma reunião estratégica com os especialistas da Tânia para aumentar meu faturamento

Insira os seus dados abaixo para falar com nossa equipe.