Você já ouviu aquela frase: “as pessoas são contratadas pelas habilidades técnicas e demitidas pelas comportamentais”? Hoje em dia, a inteligência emocional é cada vez mais uma habilidade requerida para quem busca se dar bem no mundo corporativo, não só construindo carreira em uma empresa, mas também empreendendo no seu próprio negócio.
Afinal, as habilidades técnicas são mais facilmente treináveis. Ou seja, é mais fácil ensinar alguém a mexer no photoshop do que a gerir as emoções, por exemplo. Mas isso não significa que seja impossível. Se você estiver disposto é perfeitamente possível melhorar a sua inteligência emocional e aprender a lidar melhor com as coisas que acontecem na sua vida. Quer saber como? Continue lendo esse texto e aprenda 5 dicas práticas e aplicáveis no seu dia-a-dia.
1. Foque no que você pode controlar
Se você quer melhorar a sua inteligência emocional, é fundamental adotar o hábito de focar no que você pode controlar. Um dos grandes problemas das pessoas emocionalmente instáveis é que elas são muito afetadas pelo mundo exterior e não conseguem lidar com isso. Parece difícil, mas não é tanto assim.
Não adianta se estressar com aquilo que não está no seu controle. Por exemplo, você não pode evitar que alguém seja mal educado ou ingrato com você, mas pode decidir de que forma vai reagir a este comportamento. Você não pode interferir na taxa de juros do país, mas pode estudar para aprender as melhores formas de investimento dentro do cenário econômico existente. Aplicar essa dica no seu dia-a-dia é um bom começo para manter as suas emoções mais equilibradas, pois vai te evitar muito sofrimento.
2. Desenvolva o autoconhecimento
Desenvolver o autoconhecimento não é bom somente para melhorar a sua inteligência emocional, é uma prática que vai auxiliar em diversos aspectos da sua vida. Para isso, é fundamental fazer um exercício de observação interna e manter um diário relatando situações e emoções pode ser útil.
Primeiro, aprenda a reconhecer os seus sinais, sejam eles físicos ou emocionais. Quando você está triste, como isso se manifesta no seu corpo? E ansioso? As mãos suam e o coração acelera? Observe seus sintomas, pois isto vai te ajudar a antecipar crises e respeitar os seus limites.
3. Peça feedbacks e aprenda a aceitá-los
Por mais que você se dedique em melhorar o autoconhecimento, algumas coisas só conseguimos enxergar através de outras pessoas. Tendemos a ter dificuldade de aceitar certas características pessoais que nos incomodam, por isso não conseguimos percebê-las em nós mesmos.
Sendo assim, é fundamental não só aprender a aceitar feedbacks, mas adotar a prática de solicitá-los para pessoas próximas. Entregou um projeto importante no trabalho? Que tal pedir um retorno para o seu líder e também para a equipe que atuou com você nessa entrega? O mesmo vale para situações da sua vida pessoal.
Peça e aceite com carinho os feedbacks de familiares, amigos e parceiros, refletindo sobre eles. E o mais importante: se achar que fazem sentido, se esforce para melhorar. É assim que pessoas emocionalmente inteligentes agem.
4. Escolha suas batalhas
Essa é uma prática fundamental para quem quer melhorar a inteligência emocional. Muitas vezes a sobrecarga é uma das questões que nos desequilibra emocionalmente. Achamos que somos super-heróis e que podemos dar conta dos problemas do mundo inteiro e isso está longe de ser verdade.
Então, sempre lembre que para ter sucesso em qualquer projeto é necessário saber priorizar, e o mesmo vale para sua vida pessoal. Quando estiver em um momento difícil ou uma situação de conflito, questione: eu preciso lidar com esse problema? Ele é meu? Esse problema é realmente importante? Posso focar minha energia em algo melhor e mais urgente?
Quando você aprende a escolher as suas batalhas você melhora a sua qualidade de vida e diminui o nível de estresse.
5. Faça cursos de inteligência emocional
Como tudo na vida, quando você quer aprender mais ou melhorar seu desempenho em algo, você deve procurar um especialista. Com a inteligência emocional não seria diferente.
Existem pessoas que passaram anos estudando e desenvolvendo técnicas e dinâmicas que podem te ajudar a trabalhar na gestão das suas emoções, auxiliando você a colocar em prática todas essas dicas que listamos acima.
Como em qualquer curso, considere com atenção os assuntos abordados, o cronograma das aulas e o currículo do professor. Fazendo a escolha adequada você também pode se tornar um expert em inteligência emocional.
Agora que você já sabe a importância de melhorar a sua inteligência emocional para obter prosperidade na vida pessoal e profissional, não meça esforços para colocar as nossas dicas em prática e se tornar uma pessoa melhor para si e para os outros.
Se você quer continuar aprendendo mais sobre o assunto, acesse a seção de gestão emocional do nosso canal do YouTube e conheça outras dicas que te ajudarão.
1 comentário em “Guia: o que fazer para aumentar seus resultados”
What an insightful article! Your ability to break down complex topics into easily understandable points is truly commendable. I appreciate the thorough research and the engaging writing style that keeps readers hooked from start to finish. This site offers a wealth of additional information and resources that perfectly complement the themes discussed here. Thank you for sharing your knowledge and providing such valuable content. I look forward to reading more of your work in the future!