Primeiramente, o que é a cultura de uma empresa? A cultura de uma empresa se baseia em seus princípios e seus valores. Por exemplo, uma empresa pode ter uma cultura tóxica, ou ter uma cultura de benevolência. Cada empresa possui uma cultura completamente diferente, e cada cultura mostra valores diferentes. Mais especificamente, a cultura se baseia no ambiente e no clima tensor da empresa.
Existem muitas estratégias para melhorar o clima tensor da empresa, e algumas delas serão abordadas aqui no nosso blog.
Dia T
Se existe algo que pode mudar a relação entre pessoas, e consequentemente o clima de uma empresa, é a solidariedade. No livro Sapiens de Yuval Noah Harari, somos levados a uma jornada de descoberta do Homo Sapiens, e compreendemos como nós, seres humanos, chegamos até aqui. Harari vai desde a mais antiga pré – história até os dias de hoje, e chega até mesmo a se aventurar no futuro em seu próximo livro: Homo Deus. Ao longo do livro Sapiens, percebemos que existiram diversos predadores maiores e mais fortes que o ser humano, porém duas vantagens levaram nós até onde chegamos hoje: a comunicação e a linguagem. Enquanto outros animais estavam seguindo sua rotina de procurar alimento e descansar, nós estávamos criando novas formas de se comunicar, e nos espalhando por todos os continentes. E, bem, o que tudo isso tema ver com nossas empresas? O que tudo isso tem a ver comigo, você deve estar se perguntando. A resposta é, tudo! Nós, seres humanos, aprendemos a nos comunicar e a ter empatia ao ponto em que conseguimos chegar até aqui, e como empresa, tudo o que precisamos fazer é comunicar e se comunicar entre nós. A comunicação externa chamamos simplesmente de “marketing”, e a comunicação interna chamamos de “endomarketing”. O Endomarketing é a comunicação dentro da empresa, ou seja, como a ideia é vendida para seus colaboradores. Em outras palavras, seus colaboradores entendem o trabalho deles na empresa? Eles concordam com o produto sendo vendido? Porque se eles não concordam… como vão vender isso para um cliente?
É justamente aí que entra o “Dia T” – Dia de Todos. O Dia T é uma dinâmica empresarial em que cada colaborador deve fazer um gesto de amizade ou agradecimento ao outro, mostrando sua empatia e amizade com o colega. Em outras palavras, digamos que temos em uma cenário hipotético um colaborador que está tendo um dia ruim, por diversos motivos pessoais. Quando chegou na empresa de manhã no dia T, recebeu um chocolate de seu colega, de um bilhete agradecendo sua presença na empresa. Com isso, este primeiro colaborador não apenas passa a se sentir melhor, como entende seu importante papel na empresa. Este é só um exemplo dos benefícios que o Dia T traz para a empresa e seus colaboradores.
Como implementar o Dia T:
Agora que você já conhece o Dia T e seus benefícios, como implantar em sua empresa?
Podemos dividir este processo em três etapas:
- Conhecimento
- Aplicação
- Retorno
Conhecimento – Nesta etapa, a equipe passa a conhecer o processo do Dia T. Geralmente este processo acontece por meio de uma reunião, e deve ser também definido o dia da semana em que o dia T ocorrerá. Também deve ser explicado que o Dia T não apenas é um presente que se dá certo dia da semana, como também um estado de espírito de solidariedade com o outro, de ajuda e amizade ao próximo.
Aplicação – Nesta etapa, o processo é o mais simples, uma vez que a dinâmica foi compreendida pelo grupo, e agora apenas devemos implementar o Dia T no dia da semana correspondente ao mesmo.
Retorno – Caso haja algum problema na execução da dinâmica, o líder da equipe deve explicar mais uma vez como a dinâmica funciona, e ter certeza de que não há dúvidas sobre o processo.
Em conclusão, esta dinâmica não deve apenas ser um marco de solidariedade de sua empresa, como também uma eficiente estratégia de endomarketing.
E agora, cabe a você, empresários, tomar as rédeas de sua empresa! Para receber mais conteúdos e dicas como estas, entre na Academia de Negócios, e evolua seu patamar!
A Academia de Negócios é uma plataforma digital voltada para o desenvolvimento integral de um empresário, seja no setor comercial, no setor de relacionamento, ou mesmo no setor de marketing.

2 Comments
Valdirez gaudencio da Silva
Achei super promissor pra futuro das empresas seja qual for o seu seguimento
Alexandre
Excelente artigo, estamos melhorando dia pós dia nossos processos com a Central de relacionamento com nossos pacientes. Hoje utilizamos o WhatsApp em um CRM o quem nos permite centralizar todas as conversas, vender mias para nossos pacientes e gerar um engajamento ainda maior. Grato Tânia.