skip to Main Content
Menu
Torne-se Mais Proativo!

Torne-se mais proativo!

Quando uma situação inesperada acontece, há duas maneiras de agir – culpar as circunstâncias e esperar desesperadamente que alguém faça alguma coisa ou analisá-la adequadamente e responder de maneira oportuna e razoável. O segundo tipo de pensamento é o que chamamos de proatividade. Ser proativo significa confiar em suas próprias escolhas, em vez de sorte e circunstâncias. É sobre controlar a situação, em vez de simplesmente esperar pelos resultados. Uma pessoa proativa é um bom solucionador de problemas, mesmo quando não é solicitada. É tudo sobre a mentalidade que você possui. Mas, felizmente, também é uma habilidade que pode ser desenvolvida e treinada. Descubra seus recursos de proatividade, mesmo se eles estiverem ocultos dentro de você. Só é preciso seguir estes passos.

Mantenha-se focado em uma solução, não em um problema!

Resolver qualquer problema se torna praticamente impossível se esse problema facilmente o deixa deprimido e focado em todos os resultados negativos que ele traz. Pare de se culpar ou culpar os outros – procure as maneiras pelas quais esse problema pode ser resolvido. Não se concentre em coisas que você não pode controlar, isso só fará você sofrer. Você deve aceitar o fato de que todos enfrentam obstáculos, desafios ou problemas. Mas apenas pessoas bem-sucedidas e pró-ativas as tratam de maneira eficaz devido a suas habilidades de resolução de problemas.

Confie em si mesmo!

Você acha que alguém estaria disposto a fazer coisas por você, conseguir algo para você ou resolver seus problemas? É claro que sua família e amigos o apoiarão, mas você deve ser o responsável pelo seu próprio sucesso. Tome a iniciativa em suas mãos e comece a agir. Lembre-se de que a maneira mais rápida e eficaz de obter algo é trabalhar por conta própria, mesmo que envolva outras pessoas que possam ajudá-lo ou apoiá-lo ao longo do caminho. Pare de confiar na sua sorte ou força de vontade. Não espere a hora certa para vir. O sucesso chega àqueles que seguem em frente, independentemente das dificuldades. O fato de você querer desesperadamente algo não é suficiente. Você tem que trabalhar duro para isso.

Analise seus passos com antecedência!

Ações espontâneas podem causar mais mal do que bem, enquanto ações bem pensadas e bem planejadas esclarecerão a situação e o aproximarão da solução. Antes de decidir agir, pense nas consequências que isso possa trazer. Use suas habilidades analíticas ou trabalhe no desenvolvimento delas. Você precisará de muito, se quiser se tornar proativo. Deseja corrigir o problema rapidamente? Quanto mais sério for o seu problema, mais profundo você precisará analisá-lo. Uma pessoa proativa precisa ser capaz de prever os resultados e levar em consideração o comportamento de outras pessoas. É melhor dar pequenos passos que você é mais capaz de controlar. Dessa forma, será mais fácil você voltar e alterar o plano se algo der errado. O que você precisa entender também é que a falha, sem dúvida, acontecerá, mesmo que você planeje tudo com antecedência, esteja preparado para mudar de rumo quando isso acontecer.

Defina metas realistas!

Não há nada ruim em sonhar, mas faz sentido sonhar se você não pode fazer nada para torná-lo realidade? Seus sonhos podem ser elevados, mas você deve escolher objetivos que tenham pelo chance de serem realizados. A vida é muito curta para sonhar sem agir. Se você quer alguma coisa – pegue. Crie os objetivos menores que precisarão ser alcançados no seu caminho para alcançar seu sonho, como um quebra-cabeça. Faça as peças do quebra-cabeça pequenas e realizáveis. Os psicólogos concordam que objetivos irrealistas levam à decepção e falta de vontade de estabelecer novos. Enquanto isso, objetivos realistas acrescentam confiança e motivação para trabalhar em qualquer coisa que você esteja fazendo. Lembre-se do seu entusiasmo quando você conseguiu alcançar algo e disse entusiasticamente a si mesmo: ‘Consegui!’. Você percebe que não foi tão difícil e realmente acredita que é capaz de alcançar mais.

Participe ativamente!

A mentalidade proativa simplificará apenas seus recursos de liderança. Dependendo de como você participa de conversas com sua equipe, você pode influenciar os resultados. Em vez de reagir apenas às soluções sugeridas por outras pessoas, certifique-se de sugerir as suas. Uma pessoa proativa nunca será indiferente a qualquer coisa que precise ser resolvida em uma equipe, ela sempre desempenhará um papel ativo na busca de uma solução. Mesmo que você veja as áreas de uma empresa que precisam ser abordadas, não tenha vergonha ou medo de compartilhar suas observações, ideias ou previsões com seus supervisores ou colegas.

Conclusão

Ter uma atitude proativa influenciará diferentes áreas da sua vida. O aumento da consistência aumentará sua motivação para praticar esportes regularmente e manterá as promessas que você fez aos seus amigos, enquanto a autoconfiança ajudará você a encontrar a saída de diferentes situações em sua vida. A participação ativa, por exemplo, pode ajudá-lo a se tornar um pai melhor para seus filhos. Lembre-se de que a proatividade é algo que você pode adquirir e treinar. Cada passo em direção à proatividade que descrevi acima o aproximará da mentalidade de que você precisa para viver a vida dos seus sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Search