skip to Main Content
Menu
9 Maneiras Incrivelmente Fáceis De Melhorar Sua Produtividade

9 maneiras incrivelmente fáceis de melhorar sua produtividade

Se há algo que as pessoas lutam para alcançar tanto quanto, se não mais do que, a felicidade, é melhorar a produtividade. No entanto, assim como a arte da felicidade, ser mais produtivo também não é ciência do foguete.

A chave é trabalhar de forma mais inteligente, não mais. Como diz o ditado, “não é o número de horas que você trabalha, é a quantidade de trabalho que você trabalha nessas horas”. Portanto, se você deseja maximizar sua produtividade, não passe longas horas no trabalho e tente estas dicas:

Faça pausas regulares.

Você pode pensar que é contra-intuitivo, mas fazer pequenos intervalos entre o trabalho aumenta a concentração, a criatividade e a memória. Trabalhar continuamente por longos períodos de tempo leva ao estresse, exaustão e fadiga de decisão. Maximize sua eficiência no trabalho fazendo pausas para refrescar e reabastecer sua mente.

Coma o sapo.

Mark Twain disse uma vez: “coma um sapo vivo logo de manhã e nada pior acontecerá com você pelo resto do dia”. A famosa técnica de “coma o sapo” de Brian Tracy é baseada nessa citação. O ‘sapo’ aqui é a tarefa mais crucial na sua lista de tarefas. O que você provavelmente procrastinará se não fizer algo a respeito. A chave para alcançar altos níveis de desempenho e produtividade, diz Tracy, é desenvolver o hábito de toda a vida de enfrentar sua principal tarefa todas as manhãs. Mas o que você faz se tiver mais de uma tarefa em seu prato? “Coma o sapo mais feio primeiro”, sugere o autor. Ou seja, se você tiver mais de uma tarefa importante antes de começar, comece pela mais desafiadora. “Discipline-se para começar imediatamente e depois persistir até que a tarefa seja concluída”.

Uma tarefa por vez.

O cérebro humano não está preparado para multitarefa. De fato, de acordo com a pesquisa, a multitarefa reduz a produtividade em até 40%. Isso ocorre porque alternar entre várias tarefas limita seu foco, dificulta a memória de trabalho e aumenta o estresse e a fadiga mental. Portanto, aumente sua produtividade concentrando-se em apenas uma tarefa por vez.

Planeje todos os dias na noite anterior.

As listas de tarefas, como você já deve saber, são uma ótima ferramenta de produtividade. Eles ajudam você a manter-se organizado e focado. Criar uma lista de tarefas antes de ir para a cama dá-lhe uma vantagem em sua manhã, pois você já planejou o que precisa ser feito em um dia.

Aproveite o seu trajeto.

Em vez de gastar seu tempo nas mídias sociais, use essas horas preciosas para obter mais conhecimento. Leia livros e artigos instigantes ou ouça um bom podcast. Ou use esse tempo para planejar tarefas importantes e responder a e-mails.

Organize-se.

A ciência diz que pessoas com um espaço de trabalho bagunçado são menos eficientes e mais frustradas do que aquelas que possuem uma mesa de trabalho organizada. A desordem limita a capacidade do seu cérebro de concentrar e processar informações. Isso, por sua vez, contribui para o estresse e a fadiga. Portanto, melhore sua saúde mental e eficiência no trabalho organizando seu espaço de trabalho. Comece se livrando de todos os itens não essenciais e designando um local adequado para tudo. A melhor maneira de manter as coisas organizadas sem se sentir sobrecarregado ou exausto é limpar sua mesa de trabalho todos os dias antes de voltar para casa.

Elimine as distrações digitais.

As pessoas passam quase um quarto de sua jornada de trabalho navegando nas mídias sociais para atividades não relacionadas ao trabalho. Embora ocasionalmente navegar no seu feed do Facebook ou Instagram em um dia não seja ruim, verificar constantemente se há atualizações de mídia social no seu telefone é um grande problema para a produtividade. Defina um limite para a quantidade de tempo que você gasta na Internet. Desative também as notificações de aplicativos ou mantenha o telefone no modo silencioso enquanto trabalha para que as atualizações constantes não o distraiam.

Faça uma lista de tarefas não produtivas.

Embora já tenhamos discutido os benefícios da criação de uma lista de tarefas, uma lista de tarefas não desempenhadas também é um fator de mudança na produtividade. Reserve um tempo para analisar as coisas que você poderia ter feito de maneira diferente ou mais eficiente, tarefas que não estão contribuindo para seus objetivos pessoais e profissionais, quaisquer hábitos improdutivos que você precisa abandonar etc. Agora, prepare uma lista de tarefas a não fazer nessa auto-análise e trabalhe para incorporar essas mudanças em sua rotina diária.

Durma o suficiente.

Dormir oito horas por noite é crucial para o seu bem-estar físico e mental. A American Sleep Association observa que mais de 30% das pessoas entre 20 e 39 anos e 40% das pessoas entre 40 e 59 anos relataram ter dormido menos do que a quantidade recomendada de sono. De acordo com um relatório de Harvard de 2007, a privação de sono reduz a eficiência e torna você mais propenso a cometer erros. Estar bem descansado eleva o humor, aumenta a criatividade, reduz o estresse e melhora a memória. Também aprimora seu foco e aprimora sua capacidade de tomar com precisão decisões em frações de segundo. Além disso, estabelecer uma rotina matinal saudável também é uma etapa importante para se preparar para um dia mais produtivo.

Comece a implementar hoje essas estratégias eficazes voltadas para a produtividade e veja sua vida se transformar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Search