skip to Main Content
Menu
Mindset: Um Nova Perspectiva Para O Sucesso

Mindset: um nova perspectiva para o sucesso

O nosso comportamento e nossas atitudes estão diretamente associados ao conjunto de nossas emoções e pensamentos. Ou seja, a forma como organizamos nossos pensamentos é decisiva para lidar com as situações do cotidiano. A maneira como refletimos sobre determinadas circunstâncias da vida e como agimos em sua condução é determinante para o sucesso ou fracasso. O que fazemos , então, tem origem nos pensamentos que vêm antes dos atos.

Nosso cérebro está sempre disposto a “ouvir” os pensamentos. Por isso, precisamos treinar e enviar comandos corretos, construtivos e assertivos para reeducarmos nosso cérebro, estabelecendo novos padrões. Para que isso seja possível, precisamos mudar nosso Mindset.

O que é Mindset?

Mindset pode ser entendido como configuração da mente. Na prática, é  a forma como cada um encara o mundo; é a ressignificação de todas as experiências e vivências que agem sobre nossas decisões.

Tipos de Mindset

Podemos identificar dois tipos distintos de Mindset:

Minset Fixo:  indivíduos que possuem uma atividade mental fixa, ou seja, diz respeito às pessoas que aceitam suas capacidades e habilidades, de forma conformada e resignada. É uma visão de mundo onde, normalmente, as pessoas são inseguras e duvidam de suas capacidades.  Possuem características de estagnação grande, pois encaram cada obstáculo como uma barreira intransponível.

Mindset Progressivo ou de Crescimento: é caracterizado por uma mentalidade onde as pessoas consideram suas conquistas como resultado de trabalho e esforço. Essas pessoas, acreditam em suas habilidades e que possuem potencial para desenvolver outros talentos. O otimismo e a persistência são as suas principais características, além da crença de que mudanças são sempre possíveis.

Vamos entender melhor o processo

Assim que nascemos, nosso sistema nervoso está apto a receber estímulos de qualquer natureza, que ficarão registrados em nossa mente. A cada experiência e aprendizado, nossa memória vai armazenando dados que formam nossas crenças e valores em relação à vida: sobre o que é certo ou errado, que é bom ou ruim, e assim por diante. Essas informações são responsáveis pelos modelos mentais que se originam dessas experiências vivenciadas que vão alimentando o cérebro.

Afirmações como: “Eu não consigo”, “Eu não posso”, “Eu não tenho competência pra fazer isso” são frutos de nossas memórias adquiridas, provavelmente, por meio de experiências mal sucedidas e que, por essa razão, tendem a emitir uma ordem ao nosso cérebro, fazendo-nos repetir padrões de comportamentos que condizem com esses comandos pré-existentes. Se você crê que não é capaz, de fato, nunca será.

Agora, se você quiser mudar essa condição, precisa de determinação! Se você não mudar seu modo de pensar, jamais conseguirá alcançar seus objetivos! Uma pessoa é capaz de controlar os pensamentos e dirigir sua vontade para obter reações positivas.

Lembre-se: para ser um vencedor, é necessário ter atitudes e postura de vencedor.

Dicas de como mudar nosso Mindset

  1. Saiba onde você está e onde você quer chegar: reconheça o lugar que ocupa agora e tenha clareza de onde quer chegar;
  2. Tenha determinação e foco: esteja determinado a manter seus pensamentos em uma vibração positiva permanente;
  3. Seja proativo e não reativo: não espere as coisas acontecerem, faça-as acontecer;
  4. Alimente, constantemente, sua mente com boas leituras, boas companhias e experiências agradáveis;
  5. Abandone de vez sua miopia mental e adote uma nova postura mental que o liberte: você precisa de melhores sentimentos e emoções, então, decida olhar o mundo a partir de um ângulo mais otimista e positivo;
  6. Esteja atento aos seus comportamentos: não esqueça que o modo como pensa é exatamente o modo como você age;
  7. Elimine, definitivamente, padrões medíocres de pensamento: “mande embora” todas as crenças limitantes que atrapalham seu rendimento pessoal e profissional;
  8. Não pense que será uma caminhada fácil, mas tenha certeza de que valerá muito a pena!

Agora que você já sabe o que pode fazer para mudar seu Mindset, desenvolva novas perspectivas e expectativas que potencializem suas conquistas e realizações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Search