skip to Main Content
Menu
Famílias Com Negócios: Três Formas Simples De Gerenciar O Relacionamento

Famílias com negócios: três formas simples de gerenciar o relacionamento

Ouvimos pessoas comentarem que não misturam negócios com situações familiares, isto muitas vezes acontece até a primeira mensagem chegar, ou até mesmo a primeira cobrança profissional. Histórias de empresas familiares que se prejudicaram por conta das relações pessoais e da falta de uma gestão profissional, não são nenhuma novidade.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, a cada 100 companhias familiares abertas, apenas 30 chegam à segunda geração e 15 à terceira e apenas 4 à quarta. Para que não seja necessário correr este risco, é fundamental contar com regras e processos bem estruturados, bem como investir em relacionamentos saudáveis, trabalhando sempre estes três pontos:

1- Validação

Na relação familiar, é fundamental trabalhar a validação entre as partes. O que um filho, ou pai, mãe, irmãos, sobrinhos e enteados desejam é sempre gerar bons resultados com suas ideias e ações, mesmo que nem sempre seiam como planejado o resultado almejado. O propósito sempre foi dos melhores, e sempre será. Por isso, é importante reconhecer estas atitudes pela busca de crescimento e resultado. Ao invés de buscar problemas – foque na solução, ao contrário de criticar – elogie os pontos positivos.

2- Nutrir relacionamentos

Muito mais do que conversar é comunicar-se com eficiência dentro do canal adequado de cada um. Sim, cada ser humano possui um canal mais aguçado de comunicação, uns são auditivos – para estes o “ouvir” é fundamental para sua compreensão, outros são visuais – estes precisam ver através de uma apresentação, infográfico, literalmente precisamos desenhar para que possamos ser compreendidos. E por fim existem os cinestésicos – estes através do tato, terão mais facilidade em compreender a mensagem, quando conseguirmos dar uma forma física a ela. Além do canal de comunicação, a maior ferramenta que podemos utilizar e oferecer a outro ser humano é a nossa qualidade de atenção. Despertar em nosso ser o verdadeiro interesse pelo outro, na melhor forma de sua essência, indo além ao olhá-lo com amor ensinado pelo mestre dos mestres no quesito liderança – “Amais uns aos outros como eu vos amei”.

3- A primeira equipe que existe em nossa vida é a família.

A primeira equipe da sua vida sempre foi e será a sua família. Negócios são apenas mais uma área onde vocês jogam juntos. Um jogo que precisa de regras, técnica, conhecimento, habilidades, talentos e estratégia. Algo mais formal, mas que o diferencial da sua empresa pode e deve ser os valores familiares. Conflitos são normais e vão acontecer, estar preparado para eles é a grande diferença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Search