skip to Main Content
Menu
Como Conquistar Novos Clientes?

Como conquistar novos clientes?

 

Todos nós gostaríamos de saber como prospectar e conquistar novos clientes. Infelizmente, não há fórmula mágica para isso, mas também não é tão difícil quanto parece.

Se você vem de um lugar de profunda preocupação de desenvolver um forte relacionamento com as pessoas, você já tem o primeiro passo para se alavancar em direção ao sucesso. 

Se você não tem a preocupação em relacionar-se bem com as pessoas está na hora de mudar seus pensamentos e aproveitar para criar seu network e expertise de negócios com clientes, stakeholders, familiares e possíveis quaisquer novos contatos. Anthony Robins diz que devemos ter pelo menos três novos contatos por dia. Querer é poder. Querer relacionar-se com as pessoas é o primeiro passo para conquistar novos clientes e isso tem que estar arraigado em você, tem que ser profundo, congruente fisiologicamente.

Você sabe quanto custa para captar um novo cliente?

É mais difícil as pessoas manterem clientes antigos do que elas fidelizarem os novos. Você precisa novamente mostrar a essa pessoa o seu produto conquistar essa pessoa, mostrar a história da sua empresa. 

Se você já tem um cliente que conhece o seu produto, já gostou dele, já é seu fã, e tem uma relação com a empresa não seria muito mais fácil manter o cliente antigo do que captar o novo?

Um novo cliente custa em torno de  R$ 700 à R$ 1000. Pois é necessário incluir na na conta todo material de marketing, salário dos meus colaboradores, campanha que eu faço para captação de novos clientes… Então se você capta 10 novos clientes você já pode fazer as contas de quanto você gasta em média para cada um deles. 

Mas você sabe quanto você precisa para manter esse cliente? O seu cliente fica com você ou ele migra? Você consegue fidelizá-lo? É muito mais em conta bonificar e cuidar dos clientes que você já tem do que conquistar novos clientes, pois eles, com certeza, irá te indicar para outros clientes. No entanto, as pessoas ainda não se deram conta de que é muito menos oneroso manter um cliente antigo do que conquistar novos clientes.  Quando você tiver essa mentalidade, seu negócio terá renda prospectiva e seguidores. 

A era da tecnologia mudou tudo

Antigamente quando as pessoas não eram bem atendidas elas iam até o Procon, hoje em dia, com a internet, elas falam abertamente para todos os seus contatos no Facebook e em suas redes sociais. Hoje elas se defendem publicamente. 

Hoje também mudaram as métricas para seus seguidores. Para que alguém compre a sua marca ela precisa ser vista no mínimo 16 vezes. 

O cliente é infiel

Precisamos entender que o cliente é infiel. se houver uma promoção de um produto igual ao seu do outro lado da rua ele irá comprar com outro fornecedor. Nem que depois ele retorne à comprar com você, mas neste momento ele é infiel. Todavia se você souber fidelizar o seu cliente com atendimento ninguém irá batê-lo.

Obtenha excelência no atendimento

Por exemplo, em uma loja, quando o vendedor que você gosta está ocupado, o que você faz? Você quer ser atendido por outro? Não, você espera. E se ainda assim ele demorar a lhe atender? Você provavelmente irá continuar esperando pois deseja ser atendido por ele. Isso é fidelização, o seu cliente foi fidelizado pelo atendimento de alguém e esse modo não custou um centavo a você. Por isso que o atendimento é fundamental, é a excelência, visto que a experiência que eu tenho na hora da compra é o que fideliza e faz você conquistar novos clientes

Dois pilares importantes

O dono de negócio precisa fazer duas coisas: treinar a sua equipe para obter excelência no atendimento, fazendo com que seu negócio seja diferenciado, fazer com que as pessoas tenham uma experiência com o seu produto e com a sua empresa, fazendo assim com que elas voltem a comprar de você. O segundo passo é manter esse cliente.

Se você hoje, por exemplo, tem uma renda X e consegue manter o seu faturamento com esses clientes. Você faz uma campanha que se resume em entrar em contato com a sua rede de clientes. Você pede para seus colaboradores ligarem para esse cliente que já é seu e informarem a campanha, onde se você indicar dois clientes novos ele receberá um presente – podendo ser uma camiseta, um copo, um mimo. O seu cliente irá indicar. Primeiro porque gosta de você, da sua empresa, do seu produto, e segundo, porque ele estará ganhando algo em troca. 

Essas indicações serão leads quentes, pois vieram de uma indicação de alguém próximo no círculo de relacionamento do seu cliente. O mesmo ocorre com você quando compra algo, vai em algum evento ou em qualquer lugar. Você geralmente vai por indicação de alguém em quem você confia.

Se o seu cliente antigo não está com você, onde ele está? 

A grande sacada é: Ao invés de pensar somente em prospecção e em conquistar novos clientes, você deve pensar em manter os clientes que já tem, os clientes que você já atendeu algum dia e por algum motivo, não estão retornando ao seu negócio. Possivelmente não por não precisarem mais do seu produto… Lembre-se: se eles não estão com você, eles estão com o seu concorrente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Search