skip to Main Content
Menu
Como Lidar Com O Medo?

Como lidar com o medo?

Quem nunca perdeu uma oportunidade por medo de dar errado ou por não saber como lidar com o medo?

As oportunidades que perdemos, não somente afetam nossos negócios, relacionamentos e vida pessoal, mas comprometem o nosso cérebro, visto que o medo é uma coisa relevante e faz com que as pessoas retraiam.  

Existem dois tipos de medo: o real e o imaginário. Mas isso não importa, pois o nosso cérebro reage fisiologicamente do mesmo jeito. As emoções são os laços entre a mente e o nosso corpo, e quando conseguimos cortar esses laços, nossa mente reage. As mãos ficam suadas, a boca fica seca… Quando você bate o carro, por exemplo, você não consegue pensar. Seu cérebro apenas reage. Você sai para fora, esbraveja sem ter a real noção do que é real ou imaginário, fica sem saber como lidar com o medo e acabar com aquela situação. Seu cérebro descarrega hormônios como o Cortisol e endorfina, que fazem vasoconstrição, aumentam a pressão arterial e nós não controlamos este estresse, e isso pode ser nocivo a nossa saúde. O cortisol, por exemplo é um dos hormônios que causam  infarto do miocárdio e aneurisma, e causam outras diversas doenças.

Tudo o que damos  energia, cresce

A nossa energia flui para onde o nosso foco está. Se você começar a focar em alguma coisa, a chance dela acontecer é muito grande. E se  você tem medo, você começa a direcionar sua vida para isso. O medo pode te destruir já que nós temos uma facilidade imensa de guardar memórias negativas, 3×1, três memórias ruins para cada uma boa, por isso precisamos aprender a como lidar com o medo.

O medo não é universal

As pessoas têm medos diferentes e a maioria dos nossos maiores traumas iniciam no período escolar, pois é o nosso momento de maior transição. Dos cinco aos sete anos você forma sua personalidade e neste momento você sai do aconchego familiar, do seu meio de convívio. Quando você sai deste ambiente cria um estranhamento, pois é um local onde terá que ser validado, aceito.

Os medos são adquiridos, instalados. E precisamos saber como lidar com o medo, poir tudo o que é instalado, pode ser retirado da mesma forma.

Medo X Coragem

Na nossa vida temos uma balança. De um lado temos o medo e do outro a coragem. Esta balança não consegue ficar equilibrada. Ou ela pesa para um lado, ou para o outro.

Se você tiver medo, ele irá subir cada vez mais e a coragem desce. Se você tiver certeza que, por exemplo, o seu negócio é a sua melhor escolha e fazer isso acontecer, o medo vai diminuir. Já se você deixar os dragões entrarem, o lado do medo sobe, ele cresce. Essa balança somente uma pessoa pode controlar: você.

Na Live do último dia 11, a Dra Tânia Zambon ensinou aos espectadores uma técnica para aprender como lidar com o medo e acabar a angústia que ele causa. Você pode aprendê-la a partir do min 41, clicando aqui: http://bit.ly/2Km4vVa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Search