skip to Main Content
Menu
Como Identificar O Tipo De Profissional Adequado às Necessidades Do Seu Negócio

Como identificar o tipo de profissional adequado às necessidades do seu negócio

O que forma uma empresa? Pessoas. Podemos considerar um dos principais desafios do mercado o relacionamento entre sócios ou colaboradores. Talento é o que não falta, mas como adequá-los às suas necessidades? Para se ter resultados, é preciso dispor do tipo de profissional que mais se adeque para que todo o processo siga rumo a um hipercrescimento, sabendo aproveitar o melhor da sua equipe.

Todos nós somos diferentes, com características distintas, emoções, maneiras de pensar, de agir. Cada um raciocina de uma forma, trabalha de um jeito, tem seus próprios hábitos e sua própria maneira de relacionamento com os demais. Mas quando falamos em um ambiente empresarial, as habilidades de cada tipo de profissional se tornam ferramentas cruciais para o alcance dos melhores resultados possíveis.

O melhor sempre pode ser mais

A melhor equipe, os melhores clientes, os melhores fornecedores, os melhores parceiros para as melhores estratégias, os melhores planejamentos, os maiores resultados. Afinal, são todos pessoas em prol dos mesmos objetivos: realização profissional e sucesso do seu negócio/produto. Mas não basta ter os melhores. É preciso saber alocar cada tipo de profissional naquilo que renderá o melhor deles.

Bons profissionais se formam a partir de um bom direcionamento

Para um crescimento exponencial e para a manutenção do sucesso do seu negócio, é preciso saber gerir, além de obter a melhor equipe. Qual é o seu perfil? Qual é o perfil de seu sócio? Qual é o perfil daquele que você escolheu como gestor? E do seu gerente? E dos seus colaboradores, cada qual com a sua função? Tendo em vista esses questionamentos, uma análise minuciosa de como realmente cada um trabalha no que tange as suas habilidades e competências torna-se necessária.

Os três principais tipos de profissionais

Podemos destacar três tipos de profissionais: racional, intuitivo e operacional. Cada perfil desse possui suas particularidades e podemos extrair deles o seu melhor. Confira as principais características de cada tipo de profissional e o que podem agregar dentro de um contexto de negócios:

1- Profissional racional:

Grande estrategista, com inteligência peculiar e capacidade única de raciocínio, características essas típicas de grandes cientistas, administradores, economistas engenheiros, matemáticos, por exemplo. Com um modo de pensar mais baseado na lógica, possui alto grau de perfeccionismo, exigência e autossuficiência e possui a tendência de tomar decisões mais justas e corretas. São observadores, mais capazes de deduzir e com muita lucidez. Em uma equipe, esse tipo de profissional favorece aspectos como adaptação, comunicação e debate, além de contribuírem para o desenvolvimento de ideias, análise lógica e um bom planejamento.

2 – Profissional intuitivo:

Expressa uma grande criatividade, lidando muito bem com ela, sem receio de apostar em novas ideias, sempre com um olhar aguçado para uma possíveis soluções. Possui grande capacidade de observação e está sempre aberto a novidades. A partir de ideias e imagens, processa informações, o contrário de um pensamento analítico. Traça ótimos diagnósticos, característica essa de médicos, que utilizam o raciocínio intuitivo no momento de uma análise de exames, por exemplo. Tem sempre uma percepção do todo, uma visão global, e não das partes deduzindo, a partir daí, o que se precisa para concluir algo. O que pode vir a ser é sempre mais importante do que é na visão deste tipo de profissional. Não se detém a detalhes e mulheres são mais propensas a terem esse caráter intuitivo.

3 – Profissional operacional:

Possui perfil técnico e coloca a mão na massa. Toma à dianteira quando surge uma ocorrência e foca na resolução do problema, com ou sem planejamento. Tem a disciplina de se especializar, chegando ao ponto de se tornar referência no serviço realizado ou produto em questão. Quando um problema chega a um ponto crítico, por exemplo, este tipo de profissional torna-se um recurso valioso, identificando falhas, melhorando o desempenho ou resolvendo definitivamente um problema. Diversos são os cargos voltados para pessoas com perfil mais operacional como fiscais, telefonistas, recepcionistas, auxiliares de produção, entre outros.

E você? Qual é o seu perfil ou o tipo de profissional que trabalha com você? Onde você e sua equipe melhor se encaixam?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Search