skip to Main Content
Menu
Como Manter A Equipe Motivada E Comprometida?

Como manter a equipe motivada e comprometida?

Estamos numa era em que a motivação tem um tempo de expiração. Os afazeres rotineiros nos levam inconscientemente a um estado de estagnação. Nos desconcentramos rápido e facilmente, com uma nova notificação que acende a tela do celular ou até mesmo um alarme de carro tocando do outro lado da rua. Isso tira nosso foco do objetivo, e, assim, nos desmotiva a alcançar nossas metas.

Manter uma equipe motivada é um desafio maior ainda, visto que lidamos com diversas pessoas diferentes ao mesmo tempo.

Toda e qualquer equipe a partir do seu processo de formação, possui estágios, sendo eles: Formação, storming, norming, liderança de alta performance.

A formação é onde cada membro traz um valor, experiências diferentes e onde todos querem agradar. Na Storming (tempestade) é o estágio onde a equipe entra em conflito, havendo demonstração das divergências de pensamentos. No estágio de Norming, há a estabilização,  onde os valores da equipe vão sendo alinhados e as metas começam a ser batidas. O último, e a mais importante, é o sonho de todo o gestor: a liderança de alta performance, onde há líderes fomentadores de energia dentro da equipe.

Mas, desenvolver equipes demanda processos. Uma equipe sem planejamento é igual um barco largado no meio do oceano sem GPS. Planejamento deve ser instalado, operacionalizado e cobrado.

Uma verdadeira equipe se integra a partir do momento em que ela entende que têm crenças, e que entenda os processos da empresa, sua visão, missão, valores, e o seu planejamento.

Aí vem o papel do gestor. E pouco sabem que ele é o grande desafio. Ele tem que manter o foco, visto que é o exemplo para os demais. O gestor precisa entender seu papel na equipe, pois, ao não entender, acaba adquirindo atribuições que deveriam estar sendo feitas pelos colaboradores, e assim, impede a equipe de crescer. Fomentar os liderados para se auto gerenciarem.

Por isso, devemos instalar uma energia dentro da equipe, fazer com que ela seja um “rolo compressor”, crie metas, propósitos, objetivos e, principalmente, quebre suas crenças. Uma equipe motivada produz mais e melhor. Qualidade e quantidade alinhadas.

Para que a motivação se mantenha sempre presente, as energias devem estar instaladas na equipe, para que uma verdadeira sinergia seja gerada e, principalmente, mantida.

Como instalar a energia necessária na equipe?

Segundo estudos da Universidade de Harvard, 80% do meu dia depende do primeiro ato da manhã. A transformação da energia da equipe ocorre através das experiências. Necessita de ativação necessária de energia para mudar (motivação), compromisso de mudar (decisão), atitude de fazê-la primeiro na sua mente depois exteriorizá-la (criação) e a capacidade de sustentar a mudança (integração, ser congruente, verdadeiramente com ela, senti-la como parte integrante da pessoa).

Uma das técnicas utilizadas para incentivar um dia produtivo é a Intenção do Dia, que, já no primeiro ato do manhã, busca instalar a energia que os colaboradores e gestores precisam.

A palavra é mudança, aquela que produz novas possibilidades, que permite identificar, soltar, libertar e desenvolver os potenciais possibilitando à equipe realizar as visões e valores da organização na sua melhor performance. Deste modo, leva a equipe ao empoderamento, e, assim, a motivação duradoura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Search