skip to Main Content
Menu
Bons Hábitos: Como Criar E Manter Uma Rotina Saudável

Bons hábitos: como criar e manter uma rotina saudável

 

Bons hábitos estão relacionados a como encaramos nossa organização, gestão do tempo e nossos relacionamentos. Saúde, alimentação, sono, atividades físicas e como encaramos o stress, fazem uma grande diferença a longo prazo.

Hábitos

Muitas das ações que integram parte da rotina cotidiana de bons hábitos ou de maus hábitos, realizamos de modo automático e muitas vezes fazem parte de nossas emoções, memórias e cotidiano. A vontade de um doce após o almoço, a ordem com que iniciamos e terminamos o dia. Até o caminho que escolhem ao voltar para casa do trabalho. Tudo é construído de alguma forma ao longo da repetição exercida dia após dia.

Um bom exemplo, é dirigir um carro. Depois que nos habituamos e fazemos isso constantemente, se torna automático. Não precisamos mais pensar em todo o processo – cinto de segurança, freio de mão, pisca-alerta, pedal de freio, embreagem, soltar devagar, acelerar e sair, por exemplo – como acontecia durante as aulas de direção.

Segundo Tânia Zambon,  autora do livro “A Última Chamada Para a Cura”, levamos 21 dias para se habituar a algo. Porém, estes devem ser decorridos, visto que só se tornam hábitos aquilo que repetimos diversas vezes.

Como criar bons hábitos?

Melhorar hábitos antigos não é tarefa simples. Bons hábitos devem substituir tudo aquilo que diariamente você faz por um longo tempo. Mudanças provocam desconforto, afinal, o que já fazemos repetidamente não necessita tanto esforço. Iniciar atividades físicas, acordar mais cedo e comer de uma forma mais equilibrada não ´é assim tão natural para a maioria das pessoas. Acordar atrasado, clicar no botão soneca. Não beber muita água ou ingerir uma grande quantidade de açúcar ao longo do dia são alguns dos hábitos que a longo prazo, elevam as chances de desenvolvermos uma doenças, sobrepeso e uma vida sedentária. Mudanças constantes, mesmo que pequenas, já são um passo para mais qualidade de vida. Você já se permitiu criar novos hábitos? Mas não qualquer tipo, aqui falamos de bons hábitos.

Vamos começar:  bons hábitos a partir de hoje

Metas são ótimas para que possamos começar a inserção de bons hábitos de forma rápida e eficaz. Aqui vão 4 passos para que você consiga criar bons hábitos:

  1. Comece selecionando os bons hábitos que você deseja incluir em sua rotina.
  2. Elenque prioridades. O que é mais importante e o que você pode deixar de lado para cumprir seus novos propósitos?
  3. Coloque metas de curto prazo, como, por exemplo, dormir 15 minutos mais cedo todos os dias dessa semana. Ao decorrer dos dias vá aumentando até chegar onde você deseja.
  4. Desfrute dos resultados. Aproveite cada momento e o prazer que ele lhe proporciona.

Tudo isso vai depender de você. Apenas de você! O seu futuro físico/emocional depende muito do que você fizer hoje.  E para te ajudar com isso selecionamos seis exemplos de bons hábitos extremamente importantes, que foram extraídos do livro “A Última Chamada Para a Cura”, de Tânia Zambon.

1: Respiração

Utilizar a energia vital da respiração. Parar. Procurar um lugar tranquilo e fazer 10 respirações a três vezes ao dia, na proporção 1-4-2 (ou seja, inalar, puxar o ar, durante 8 segundos, segurar por 32 e expirar para 16).

2: Ingerir água e alimentos vivos

Beber cerca de 1 a 2 litros de água diariamente, chás sem açúcar ou, se preferir, utilizar açúcar mascavo; realizar uma dieta de alimentos ricos em água; pelo menos, 70% de sua dieta (verduras e frutas). Quanto mais verde escura forem as hortaliças, mais benefícios para nosso corpo.

3: Utilizar óleos essenciais

Completar a sua dieta com os ácidos graxos essenciais que seu corpo precisa (Ômega 3, Ômega 6), podendo utilizar as seguintes opções: Consumir alimentos que contenham gorduras, não processados em seu estado natural, como abacate, nozes, amêndoas, avelãs, abóbora e sementes de girassol, óleos, (tais como sementes de linho) e azeite de peixe.

4: Consuma alimentos alcalinos

Consuma alimentos 70-80% que são alcalinos – formando e dando vida (vegetais verdes, amêndoas, abacate, limões, limas, etc.). Evite produtos ácidos formadores de alimentos que são desprovidos de vida: carnes de animais, produtos lácteos, alimentos refinados, açúcares brancos, etc.

5: Atividade física

Construir sua base com 30 minutos de exercício aeróbico de qualidade, 3-5 vezes por semana (caminhar, correr, nadar, andar de bicicleta, fazer aulas de aeróbica, aulas de dança ou spinning, esqui, snowboard, etc.).

6: Nutrição máxima

Siga as regras para uma alimentação saudável: Beba água antes ou após as refeições, e NÃO durante; Combine adequadamente seus alimentos; Coma em um estado relaxado, LONGE de televisão, jornais, telefone ou internet; Coma quantidades confortáveis de alimentos; Coma orgânicos;  Se possível, corte o açúcar e substitua por mascavo.

Agradeça

Bons hábitos também farão você ser mais grato ao que você tem, e principalmente, te farão dar valor ao que você é, e como deseja ser e estar ao passar dos anos.  A vida é só uma, então vamos aproveitar esse momento da melhor forma possível?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Search