skip to Main Content
Menu
Tire Um Tempo Para Si Mesmo

Tire um tempo para si mesmo

Ter um tempo para si mesmo e a gestão do tempo para dar aquela caminhada, fazer uma viagem, ler um livro. Um tempo para o sono mais prolongado ou um café fora do horário, contemplar a natureza ou instantes de silêncio. Os períodos de descanso estão cada vez mais preenchidos com agendas abarrotadas. É comum ouvirmos: Preciso descansar do final de semana. Esse é o seu caso?

A gestão do tempo impacta o dia a dia e a forma como vivemos e nos relacionamos. Que tal esse desafio, organizar o tempo e tirar um tempo para si mesmo?

Gestão do tempo

Em datas como nesta semana de carnaval, que temos um período de recesso mais prolongado em função do feriado nacional, resolvemos falar sobre a importância da gestão do tempo. E dessa vez, falaremos sobre o tempo de não ter nada além de um tempo para si.  Um tempo só seu. Exclusivo. Seja na hora do banho. Seja no caminho do trabalho. Seja no momento de ir dormir e fazer seus agradecimentos do dia. Em algum momento do dia, tire um tempo para você.

Tempo, tempo, tempo….

Em  uma canção clássica da música Popular Brasileira chamada “Oração ao Tempo” a cantora  Maria Bethânia canta os versos:

“Tempo, tempo, tempo és um senhor tão bonito

Tempo, tempo, tempo, tempo

Vou te fazer um pedido

Tempo, tempo, tempo, tempo

Compositor de destinos

Tambor de todos os ritmos

Tempo, tempo, tempo…”

Falar da gestão do tempo que assola essa geração, com tanta pressa, com tanto por fazer, sempre atrasada e buscando encontrar nos ponteiros do relógio a alegria de ver seu tempo utilizado de forma produtiva, em busca de mais tempo.

Agendas, planejamento estratégico, cronogramas, metas. Trânsito, estresse, rotinas agitadas, todos esses fatores nos afastam ainda mais desse propósito de parar muitas vezes e organizar o que temos para fazer. Seja no trabalho, em âmbito profissional ou em nossas relações sociais, a organização é o que difere aquelas pessoas que conseguem ter tempo para tudo, inclusive para ter tempo sobrando, daquelas que passam o dia sem ter tempo para nada. Além de necessário, a gestão do tempo é essencial para a qualidade de vida e resultados que você vem obtendo.

Organização é essencial

Priorizar na gestão do tempo um momento para sim mesmo pode e deve estar incluso na sua programação. A atitude de acordar um pouco antes do horário habitual, já é conhecida e  pode ser a alternativa para quem tem sua rotina já preenchida com as atribuições de diversas áreas. E não estamos falando de achar um tempo para academia ou preencher com ainda mais compromissos o seu dia. Estamos falando de gestão do tempo que você somente fique consigo mesmo.

A redução do tempo em redes sociais pode ser outra boa alternativa. Reduzir 1 hora de celular e preencher esse espaço com uma única responsabilidade: curtir sua própria companhia. Coloque suas tarefas diárias no papel e observe onde você está investindo seus momentos de descanso.

Como tem distribuído sua atenção? Faça uma análise e procure redistribuir alguns minutos durante o dia para você mesmo.  

Planejamento

Para tornar mais divertido o seu plano de ação de usar melhor a gestão do tempo e ter um tempo para si mesmo, que tal listar atividades que poderiam integrar esse tempo? Olhar o céu, ler um livro, ouvir uma playlist musical nova ou até quem sabe, simplesmente tomar um banho mais demorado com um produto que tenha um aroma nunca provado. Aproveite e experimente viver uma nova experiência. Se permita descobrir novos caminhos e possibilidades que lhe ofereçam momentos de descoberta, conforto e felicidade.

Favorece uma conexão consigo mesmo, onde você vai exercitar o que gosta e o que não gosta e até mesmo oportunizar conhecer sozinho, novos hábitos e gostos.

Ideias

E se você quiser testar como é ficar a só, permita-se ir ao cinema, ler um livro, andar pela beira mar, passar a tarde em seu quarto assistindo séries, cozinhar para si, observar o pôr do sol, mas tudo isso sem ninguém para lhe fazer companhia. Depois nos diga como se sentiu ao fazer essas coisas só, aproveitando a sua própria companhia. Que tal começar hoje?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Search