skip to Main Content
Menu
10 Coisas Que Você Precisa Saber Sobre Ser Um Líder

10 coisas que você precisa saber sobre ser um líder

O que é necessário para ser um líder? Unir, reunir, compartilhar. Quais as habilidades que diferenciam profissionais comuns de líderes extraordinários?

Juntos chegamos mais longe

Afinal, o que é preciso para ser um líder e conquistar o espaço e o coração das pessoas? Uma competência tão desejada pelas empresas, a liderança, deixou  de ser um diferencial para ser requisito fundamental no atual cenário econômico. Nunca se precisou tanto de líderes que ampliem o discurso, apontem caminhos e o mais importante, ampliem o processo garantindo eficiência e resultados a seus gestores e organizações.

Líder x liderança

Comandar pessoas não é uma tarefa tão simples. O segredo dos líderes é manter os talentos. Líder tem que se adaptar,  ter resiliência, flexibilidade, meta, parâmetro e fazer meritocracia, pois todo o líder que for justo terá pessoas aderindo a sua gestão, pois a liderança depende de uma equipe.

Poucos sabem que uma verdadeira liderança eficaz vem de se fazer presente e estar integrado com a equipe, saber suas necessidades e ser o suporte de crescimento do todo. Além disso, existe um mito que empresas “menores” não precisam de um líder. Ledo engano. Muitas vezes o “chefe” não é um líder, mas todo líder pode ser um chefe. E, sim, a grande liderança também existe na pequena empresa. Um dica valiosa é que se você é um líder ou deseja ser um, mensure o equilíbrio entre o racional e as emoções, pois líder tem que tomar as atitudes corretas com justiça, e é essa palavra que torna muitos inesquecíveis.

Como ser um líder e ter excelência na missão?

Ficar a frente na vida é fazer as coisas que a maioria das pessoas não gosta de fazer. Não existe receita pronta, mas trouxemos aqui 10 coisas que você precisa saber sobre  um líder:

1- Estar sempre em busca conhecimento

A primeira coisa que um grande líder deve ter é autoconhecimento, buscar cada vez mais cursos, treinamentos e formações, para que ele possa se conhecer e, através disso, poder exercer isso com as outras pessoas.

2- Conhece sua equipe

Profissionais são pessoas que têm histórias de vida, experiências e visões de mundo diferentes. Por isso, conhecer a equipe de trabalho eleva a possibilidade de uma comunicação efetiva, observando as individualidades, trazendo opiniões diferentes para a tomada de decisão. Isso é uma grande habilidade e reflete em melhor desempenho.

3- Exercer influência

Um líder exerce influência, dá e é exemplo, podendo mudar um grupo sem que as pessoas percebam, suas ações e mesmo assim reconhecerem seus efeitos positivos na organização e no relacionamento.

4 – Comunicar expectativas

Grandes líderes são grandes comunicadores. A função de notificar a equipe sobre o desempenho de determinado período, faz parte do posto de líder. Alertar os funcionários sobre os valores da organização garante que as tarefas estão sendo executadas de maneira correta.

5 – Faz perguntas/ pede conselhos

Fazer as perguntas certas. Envolver as pessoas nos processos. Pedir conselhos e ouvir aos outros ajuda no esclarecimento e desenvolvimento das atividades, fortalecendo a equipe.

6 – Ser responsável

Líderes de sucesso permitem que todos possam fazer cobranças entre si. Isso não quer dizer que estejam admitindo uma espécie de controle, mas sim, assegurando pró-atividade para a equipe. Agir de forma responsável com os compromissos diante dos outros é um sinal de que o líder também se concentra nos resultados do grupo.

7- Administrar seu tempo

Como se diz popularmente, tempo é dinheiro, e a administração do tempo pelo líder é uma das características mais importantes, pois proporciona mais produtividade, assertividade e alinhamento com metas, planejamento e propósitos estabelecidos. Portanto, se você deseja ser um líder, não perca mais tempo.

8- Fazer mais com menos

A liderança preza pelo cenário individual e coletivo, e por isso deve focar na qualidade, e assim conseguirá trazer mais resultados com menos tempo, recursos e pessoas envolvidos. O líder utiliza os recursos que tem e consegue se adaptar. Fazer mais, com menos tempo, menos pessoas, menos dinheiro.

9 – Feedback contínuo e construtivo

Grandes líderes lembram-se de dar feedback contínuo e construtivamente o tempo todo. Ele ajuda a construir e melhorar pontos fortes e habilidades de outras pessoas. O líder que tem isso como hábito, ganha respeito, confiança e melhora o desempenho da equipe.

10. Gratidão

Grandes líderes não se esquecem de agradecer. Elogiar e expressar sua gratidão pelos esforços, reforça um comportamento positivo. Na liderança existe pouco espaço para a vaidade egocêntrica, afinal, é quando o time está ganhando que todos ganham e a liderança reverbera. Atitudes positivas, carinho, respeito e o reconhecimento levam pra margens distintas os líderes que marcam não só suas equipes, mas sua memória, exemplo e coração. Agora que você leu essas dicas, reflita se já está colocando todas em prática e se não estiver, mãos a obra!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Search