skip to Main Content
Menu
Falta De Vontade De Trabalhar: Por Que Isso é Cada Vez Mais Comum?

Falta de vontade de trabalhar: por que isso é cada vez mais comum?

omo anda sua rotina de trabalho? Faz todas as suas atividades, cumpre com o que lhe pedem, aproveita o tempo da sua carga horária para exercer sua profissão suficientemente sem sentir falta de vontade de trabalhar? Ok, se a resposta for sim, vamos para a  próxima etapa! E o seu estado de espírito? Como você está? Como é a sua relação com o trabalho? Satisfação ou fardo? Agregador ou apenas necessário? A preguiça toma conta e a vontade de ficar em casa é maior do que tudo? O trabalho é seu inimigo? Afinal, você tem vontade de trabalhar? Este é o X da questão, mas existem alguns fatores para que você tenha chegado nesse estado. Confira alguns deles:

Falta de reconhecimento do seu trabalho

O primeiro ponto é: você precisa ser valorizado pelo que faz. De que adianta tanto empenho, tanta dedicação, produzir ao máximo, dar tudo de si e não ter o devido retorno? A falta de reconhecimento traz um sentimento de desvalorização e desmotivação. O importante é não ficar parado e ir atrás do que você merece. Conversar com a chefia sobre pretensão salarial não mata ninguém e você precisa planejar o que é melhor para você.

Além do salário, você precisa gostar do que faz e ter identificação com o seu trabalho. Não adianta ser jardineiro e limpar piscina ou ser engenheiro e trabalhar na cozinha de um restaurante. A avaliação de uma possível mudança de profissão pode ser bem vinda quando você não exerce as suas verdadeiras habilidades. Busque-as! Satisfação e prazer no que faz agregam e muito para que você tenha vontade de exercer seu ofício.

Não saber lidar com pessoas

Não adianta exercer plenamente suas atividades com uma tempestade de críticas, sem o reconhecimento dos acertos. Vista-se do seu valor, reconhecendo-o. Com isso, não dependerá somente do reconhecimento dos outros. Ao mesmo tempo, é preciso saber aceitar as pessoas que trabalham com você, seus costumes, seus hábitos. Você pode escolher quem coloca dentro de casa mas, no trabalho, não há como. Aceitar é a única solução, se realmente quiser optar por essa ou aquela empresa. Saiba lidar com pessoas!

Assim como nós pensamos na razão de nossa existência, aqueles questionamentos de praxe, mas que são difíceis de responder, perguntar o porquê do seu trabalho ou da sua empresa ser o que é ou, simplesmente, existir, qual o seu papel e quais são os seus objetivos não incomoda ninguém, e a resposta pode estar ao seu alcance. Na verdade, tudo tem o seu propósito e, sabendo qual é, você se motiva e trabalha satisfeito. Acertando essas questões, a sua falta de vontade de trabalhardesaparecerá.

Frustração

Trabalhou o propósito, mas quer tudo perfeito, nos mínimos detalhes. Com isso, nunca está satisfeito com o que faz e o fracasso toma conta da sua alma! Muita cobrança de si próprio não significa resultados melhores. Quem garante isso a você? Tudo bem que você gostaria de ter feito um texto melhor, ou aquela planilha poderia estar maior. O risoto podia estar mais gostoso, mas você não o fez? Não ficou bom? Então, aceite os resultados da melhor forma possível. Você pode dar o seu melhor, mas não precisa ser o melhor sempre. Dê o seu melhor e resultados melhores chegarão gradualmente.

Estresse X planejamento

Uma outra forma de não apagar a chama da vontade de trabalhar é se desestressar. O estresse, um dos maiores males da atualidade, aflige milhares de pessoas, é um dos maiores causadores da falta de vontade de trabalhar. Tente descontrair-se, desligue-se do trabalho quando não estiver nele. Viva sua vida dando espaço ao lazer e ao descanso nas suas devidas horas. Dedique-se à família, ame seu marido ou sua esposa, brinque com seus filhos. A vida é uma só e deixar o trabalho consumir você é um caminho tortuoso, às vezes, sem volta.

Vamos dizer que você tenha então esse equilíbrio da vida pessoal com o trabalho. E aí trabalhou, trabalhou, trabalhou… mas com que finalidade? Aonde verdadeiramente você quer chegar dentro da companhia? Que metas foram pré-estabelecidas para chegar a um destino concreto e desejado? Existe uma coisa muito importante que se chama plano de carreira e as empresas precisam dispor deste atrativo. O nome já diz por si só: atrativo, que atrai. Estabeleça esse objetivo e trabalhe com essa finalidade, de crescer!

Tudo isso foi escrito para continuarmos batendo na tecla de que a solução está em você mesmo. Vai dizer que não se identificou com algo abordado? Uma simples mudança, um dos lemas do coaching, traz algo maior para a sua vida que lhe injetará mais ânimo, mais energia, mais vontade, mais disposição, mais motivação, mais satisfação! Fique bem consigo mesmo, com sua posição, tenha propósitos e objetivos bem traçados e viva sua vida profissional da melhor forma possível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Search