skip to Main Content
Menu
Estratégia Empresarial: Conceitos E Fatos Que Todo Empreendedor Deve Saber

Estratégia empresarial: conceitos e fatos que todo empreendedor deve saber

Derivada do grego strategos, estratégia empresarial significa general no comando de tropas. Há cerca de 500 anos a.C., seu uso já era comum. Com o passar do tempo, seu significado obteve evolução, incluindo habilidades gerenciais, além das relacionadas á área militar. Com isso, o termo tornou-se comum nas diversas áreas do mercado.

Se formos pensar na atual concorrência existente entre as empresas, cada vez mais acirrada, o seu estudo e investigação, assim como uma autoanálise de uma companhia, resultam em uma boa estratégia com posição diferenciada. Assim, define-se estratégia como uma posição exclusiva e valiosa, com um conjunto diferenciado de atividades.

Ser diferente, original, ocupando uma posição jamais explorada e assumir personalidade e características únicas resultam em um bom posicionamento estratégico. Focalizar uma escolha e demarcar uma posição única no mercado fazem parte de uma estratégia empresarial de excelência.

Ações para cumprimento de objetivos

Um norte e os detalhes para se chegar aonde se quer. Ações necessárias para atingir objetivos. Neste caso, as estratégias ditam as regras. Um empresário depende de uma estratégia empresarial para trilhar seu caminho da melhor forma possível e alcançar suas metas e seus objetivos, captar seus clientes, posicionar-se no mercado.

Planos de curto, médio e longo prazos devem fazer parte de todo um planejamento estratégico empresarial. Para se chegar a um cliente, por exemplo, é preciso definir estratégias, pois no caminho há inúmeros concorrentes e imprevistos. Ter um roteiro detalhado faz com que você saia na frente, tomando as ações necessárias para o cumprimento de objetivos.

estratégia empresarial cumpre exatamente o papel de apresentar claramente qual o caminho a ser seguido para que se possa atingir os objetivos esperados. Uma estratégia comum às empresas bem sucedidas, por exemplo, é ter planos bem definidos. No processo de tomada de decisões, é essencial a definição de uma estratégia empresarial e ela é que dará a direção das medidas a serem tomadas.

Planejamento e necessidade de um diferencial

Um planejamento estratégico possibilita antever possíveis problemas e agir com antecipação, minimizando impactos que possam ocorrer. As estratégias sempre devem ser passíveis de mudanças ou correções, já que interferências podem surgir no meio do caminho. Toda e qualquer estratégia empresarial também precisa ser acompanhada com rigor para que se perceba quando não se tem um resultado esperado e para que se faça as correções necessárias e se ajuste o caminho a ser trilhado.

Hoje em dia muito se fala em diferencial competitivo, tendo em vista um mercado com clientes mais exigentes, que não se contentam apenas com um bom produto. A experiência proporcionada é que faz a diferença e não somente qualidade ou preço, por exemplo. Possuir uma estratégia ajuda as empresas a manterem resultados nesse sentido, já que suas áreas e setores estarão todos alinhados em um mesmo propósito. Com isso, a conquista de um encantamento e de uma fidelização de clientes é certa já que, neste caso, está sendo oferecida uma experiência única e não somente um produto de excelência.

Portanto, para um crescimento sustentável e para posicionar-se melhor em um período de crise, é preciso ter uma boa tomada de decisões e possuir um diferencial competitivo, ter uma boa estratégia empresarial para ficar na frente da concorrência.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Search