5 lições que aprendi no Vale do Silício

lições que aprendi no vale do silício

São incontáveis as lições que aprendi no Vale do Silício desde que estive lá pela primeira vez há mais de 10 anos. Durante todo esse tempo elas me acompanham e me fazem continuar crescendo junto com a minha empresa. Se o Instituto Tânia Zambon daquela época é totalmente diferente do que existe hoje, muito se deve às experiências que vivi na Califórnia.

E se elas transformaram a minha empresa, acredito que podem transformar a sua também. Por isso resolvi escrever esse artigo para compartilhar 5 desses ensinamentos para que você possa aplicar na sua vida e nos seus negócios também. Se você quer saber quais são, continue acompanhando! 

1. Ressignifique o fracasso

O Vale do Silício é um ecossistema empresarial que tem como base empresas de tecnologia e startups. Nestes modelos de negócio se entende que ressignificar os fracassos é fundamental para algum dia alcançar o sucesso. Se você nunca fracassou, possivelmente é porque nunca tentou. Parece um grande clichê, mas a verdade é que só ressignificando os fracassos para seguir em frente, buscar melhorar e conquistar tudo que está reservado para o seu futuro. 

Você provavelmente já conhece essa história, mas Steve Jobs, um dos maiores empresários e criativos do mundo, foi demitido da Apple, empresa que ajudou a fundar. Anos mais tarde ele retornou, liderou a volta por cima da companhia e guiou-a para o sucesso que levou a Apple a se tornar a primeira empresa do mundo a atingir 3 trilhões de valor de mercado. E se ele tivesse desistido no primeiro fracasso? 

2. Sem inovação a sua empresa vai morrer  

Uma das mais valiosas lições que aprendi no Vale do Silício é que sem inovação qualquer empresa morre. Algumas das maiores companhias do mundo no passado viram seu tamanho diminuir consideravelmente – ou até mesmo faliram – quando não tiveram a capacidade de se reinventar. 

É o caso da Xerox, da Kodak, da BlackBerry e da Blockbuster. Cito apenas algumas, mas essa lista infelizmente é enorme. E se isso ocorre com negócios gigantes, de presença global e aparentemente consolidados, imagina o que não vai acontecer com empresas no patamar da sua. Portanto, se tem algum aspecto ao qual você não pode se descuidar nunca é desse. Corra atrás da inovação, não importa o custo. Nada é mais caro do que o preço de ver a sua empresa falir. 

3. Seja rápido e proativo 

O mundo hoje anda em uma velocidade gigante, o que faz com que as pessoas acompanhem – ou pelo menos tentem – esse ritmo. Como já falamos, inovar é fundamental para se manter relevante. Por isso, quando ouvir falar em uma tendência, não perca tempo para fazer parte dela. 

No Vale do Silício eles acreditam no conceito Be Fast (seja rápido) que prega exatamente essa ideia. Basicamente, precisamos entender que quase sempre é melhor ter algo feito do que perfeito. Quem é pioneiro em um mercado sai muito na frente do que os que chegam depois, não perca tempo. 

4. Acolha seus erros e os da sua equipe

Esta é uma das lições que aprendi no Vale do Silício e que precisava entrar nessa lista. Muito relacionada ao conceito de Be Fast, a ideia de que é fundamental abraçar os erros faz todo sentido quando falamos em crescimento exponencial e acelerado. Em ambientes nos quais as pessoas sentem medo de ser punidas por seus erros elas não são capazes de inovar. 

Afinal, inovação pressupõe estar sempre exposto ao risco. Você nunca sabe de que forma o produto ou serviço novo que você criar vai ser visto pelo mercado. Ele pode ser um fracasso, pode gerar prejuízos e não performar como você esperava. Se isso ocorrer, é importante analisar o que deu errado, corrigir para as próximas vezes e seguir em frente. 

5. Preze por um ambiente diverso em todos os sentidos

O Vale do Silício é uma das regiões mais diversas do mundo. Para lá migram pessoas de diversos países do mundo, trazendo uma riqueza cultural intensa para o local. São pessoas da Ásia, da América do Sul, da Europa e que têm vivências distintas, o que faz com que a sua empresa possa ter uma perspectiva global e não só local. 

Além da multiculturalidade presente no Vale, eles se preocupam em acolher todo tipo de diversidade: de gênero, de idade, de raça, sexual, etc. Afinal, eles sabem que a diversidade traz resultado, inclusive financeiro

Eu aplico na minha empresa todas estas lições que aprendi no Vale do Silício e isso fez com que eu saísse do interior do Rio Grande do Sul para ter a principal sede da empresa em Alphaville, o maior centro empresarial do Brasil e filiais inclusive em outros países. E compartilhei esses ensinamentos com você neste artigo porque quero que a sua empresa também tenha sucesso, independente do que isso significa para você. 

Se você achou estas lições valiosas, repasse para um amigo ou reposte nas suas redes sociais e faça esse conteúdo atingir outras pessoas. Espalhar a mentalidade do Vale do Silício no Brasil fará muito bem para o nosso ecossistema empresarial.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você quer estratégias para aumentar seu faturamento?

Disponibilizamos uma consultoria gratuita para você. Clique abaixo e um de nossos especialistas vai conversar com você sobre os objetivos do seu negócio e sugerir estratégias para dobrar as suas vendas.

Quem é Dra. Tânia Zambon?

Dra. Tânia é empresária, estrategista de negócios e autora de dez livros. Fundadora do ITZ, empresa que nasceu em 2011, ela tem centenas de resultados documentados de aumento de faturamento para clientes. Em 2018, através dos seus treinamentos, ajudou seus alunos a conquistarem juntos, a marca de 1,2 bilhões de reais no aumento de faturamento. Ela ajuda tanto grandes empresas como Globo, Unimed, OralSin, quanto pequenas e médias.

Clientes e resultados

Você quer estratégias para aumentar seu faturamento?

Disponibilizamos uma consultoria gratuita para você. Clique abaixo e um de nossos especialistas vai conversar com você sobre os objetivos do seu negócio e sugerir estratégias para dobrar as suas vendas.

Quero fazer uma reunião estratégica com os especialistas da Tânia para aumentar meu faturamento

Insira os seus dados abaixo para falar com nossa equipe.